OS HERESIARCAS

Tem-se por herege alguém que professa uma doutrina contrária à doutrina ensinada pela Igreja. Biblicamente, é alguém que se afastou da fé cristã. Já o heresiarca é a pessoa que fundou uma seita herética.
Neste Post iremos ver os Principais Heresiarcas combatidos pelos pais da igreja:


MARCION (85-160 dC)
Marcião a figura principal entre os hereges gnósticos, e um dos hereges mais combatidos de todos os tempos, acreditava ter uma missão pessoal: restaurar o puro evangelho.
Marcião e seus seguidores eram ascetas rígidos. Pregavam um rigorismo estrito, negavam o direito ao matrimônio e formulavam normas muito austeras para o jejum.
Negava a inspiração do AT e a continuidade do Deus Criador com o Deus Salvador, Pai de Jesus. Por meio de Cristo, o deus do Antigo Testamento foi pego de surpresa e teve de entregar as chaves do inferno a Jesus, além de dizer que Cristo não era Deus, apenas uma emanação do Filho de Deus.
Rejeitava as passagens de Lucas sobre o batismo de Jesus nas quais o Batista anuncia seu messiado. Também repudia a história das tentações no deserto.
Seu “cânon” era formado pelas 10 epístolas do apóstolo Paulo e por uma versão modificada do evangelho de Lucas.
Entre outros ensinos de Márcion, encontramos o batismo pelos mortos.


MONTANO (120-180 dC)
Foi fundador da doutrina religiosa chamada montanismo.
Montano teria surgido na cidade de Ardabau, na antiga Frígia, onde, em transe, passou a praticar a religião sob o domínio de um espírito.
Suas prefecias e revelações giravam em torno da segunda vinda e incentivava o ascetismo. Exaltava o martírio e seus seguidores eram proibidos fugir das persguições.
Portador de uma nova revelação afirmava ser o Paracleto ao dizer que nele se iniciaria e findaria o ministério do Espírito Santo.


ÁRIO (256-336 dC)
Foi o fundador da doutrina cristã do arianismo. Foi um presbítero cristão de Alexandria.
Arius defendia a seguinte doutrina da Cristologia:
Que o Logos e o Pai não eram da mesma essência
Que o Filho era uma criação do Pai
Que houve um tempo em que o Filho (ainda) não existia


APOLINÁRIO (310-390 dC)
Foi o propositor da teoria chamada apolinarianismo, considerada herética no primeiro Concílio de Constantinopla.
Afirmava que Jesus não tinha um espírito humano e que seu espírito manipulava o corpo humano, contrariando o arianismo que negava a divindade de Cristo

Esses são só alguns dos heresiarcas daquele tempo, pois se fossemos aqui listar todos levaria muito tempo, mas já podemos aqui ter uma idéia de como os pais da igreja também tinham problemas com pessoas que sempre quiseram distorcer o verdadeiro evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Até Breve!

0 comentários: